Checklist em português significa Lista
de Verificação. Na segurança do trabalho esta lista é um método que serve para
inspecionar determinada máquina, equipamento, documento ou até setor de
trabalho, com o propósito de identificar as conformidades e não conformidades,
evitando possíveis acidentes. De uma forma mais detalhada a lista de
verificação voltada para segurança do trabalho, serve para checar equipamentos
que podem gerar riscos por falta de manutenção, por estarem estragados ou por
falta de segurança de algum modo, para verificar condições de instalações, para
verificar e organizar o funcionamento de algum órgão interno de segurança da
empresa, exemplo: SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e
Medicina do Trabalho) em, CIPA (Comissão Interna de Prevenção de
Acidentes). Logo quando iniciei meu estágio na área de segurança do trabalho, tive
algumas dúvidas sobre este assunto. Descobri na prática que na verdade se trata
de um documento simples, fácil de preencher, porém, importantíssimo para
prevenção de acidentes.
Creio que deve está se perguntando, quem
elabora um checklist? Qualquer pessoa pode elaborar um checklist,
desde que a mesma tenha conhecimento sobre a máquina ou equipamento. Portanto é
importante que a empresa treine seus funcionários, envolvidos na operação,
sempre que instalar novas máquinas e/ou equipamentos.
Na internet você encontra inúmeros
modelos, como o que vou deixar no final da postagem, mas, antes de aplicar na
sua empresa verifique atentamente os itens e observe se condiz com o que sua
maquina possui.
Quem preenche o checklist? Muitas
empresas solicitam que o próprio funcionário preencha, outras passam a
responsabilidade para o técnico de segurança.
O mais importante é que o responsável
pela inspeção verifique atentamente todos os itens listados, e quando houver
não-conformidade regularizar antes de iniciar o serviço, a fim de evitar
possíveis acidentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário