sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Perguntas mais frequentes sobre CIPA

O que é CIPA?

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

Qual a norma que versa sobre CIPA?

NR 05

Qual o objetivo desta norma?

Tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

Quais as exigências para se constituir uma CIPA?

Devem constituir CIPA, por estabelecimento, e mantê-la em regular funcionamento as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados.

Qual a duração do mandato dos membros da CIPA?

Terá a duração de um ano, permitida uma reeleição.

A empresa pode demitir um funcionário que se inscreveu na CIPA?

Não. Exceto quando houver dispensa por justa causa do empregado eleito para cargo de direção de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes desde o registro de sua candidatura até um ano após o final de seu mandato.

A CIPA poderá ter seu número de representantes reduzido?

Não. Também é vedado ser desativada pelo empregador, antes do término do mandato de seus membros, ainda que haja redução do número de empregados da empresa, exceto no caso de encerramento das atividades do estabelecimento.

A CIPA de uma construção civil pode ser encerrada?

Segundo a norma, a CIPA não poderá ter seu número de representantes reduzido, bem como não poderá ser desativada pelo empregador, antes do término do mandato de seus membros, ainda que haja redução do número de empregados da empresa, exceto no caso de encerramento das atividades do estabelecimento.
Portanto se houver a conclusão da obra, a empresa pode sim encerrar a CIPA, porém, precisa ter muita cautela, pois, se a empresa tiver outra obra no período da gestão, o funcionário deve ser encaminhado.
O mais aconselhável é protocolar o termo encerramento da obra e CIPA no Sindicato dos Trabalhadores. Com essa atitude, a empresa pode evitar problemas futuros com a justiça, como por exemplo, denuncia acusando a empresa de não transferir os membros da CIPA para determinada obra.

As reuniões ordinárias da CIPA podem ser realizadas fora do expediente normal da empresa?

Não. As reuniões ordinárias da CIPA serão realizadas durante o expediente normal da empresa e em local apropriado.

A empresa deve entregar cópia das atas de reuniões para os membros da CIPA?

Sim. As reuniões da CIPA terão atas assinadas pelos presentes com encaminhamento de cópias para todos os membros.

Em quais situações as reuniões extraordinárias devem ser realizadas?

a) houver denúncia de situação de risco grave e iminente que determine aplicação de medidas corretivas de emergência;
b) ocorrer acidente do trabalho grave ou fatal;
c) houver solicitação expressa de uma das representações.

O membro titular pode ser desligado da CIPA em quais situações?

O membro titular perderá o mandato, sendo substituído por suplente, quando faltar a mais de quatro reuniões ordinárias sem justificativa ou demissão por justa causa.

Qual a carga horária do treinamento da CIPA?

20 horas, distribuídas em no máximo oito horas diárias e deverá ser realizado durante o expediente normal da empresa.

Em caso de empate quem assumi?

Em caso de empate, assumirá aquele que tiver maior tempo de serviço no estabelecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...